Sustentabilidade e responsabilidade social

Reconhecida pela ABMS (Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior) pelo terceiro ano consecutivo como uma Instituição de Ensino socialmente responsável, a Fatec Taquaritinga dá continuidade às ações voltadas ao desenvolvimento sustentável em seu campus.

O projeto que contempla ações sustentáveis na instituição está sob a responsabilidade do Prof. Dr. André Luiz Oliveira, sendo desenvolvido ao longo de todo o semestre, com a participação de docentes, alunos e corpo técnico administrativo.

Além das palestras de conscientização sobre o uso racional de recursos hídricos, coleta e descarte adequados de pilhas e baterias de celulares, envio de lâmpadas fluorescentes para descontaminação do mercúrio e plantio de árvores nativas, a Fatec Taquaritinga está em processo de substituição das lâmpadas fluorescentes do campus por lâmpadas de LED (Light Emitter Diode), que possuem baixo consumo de energia elétrica e alta durabilidade (vida útil).

As lâmpadas de LED possuem uma duração que varia entre 25 e 50 mil horas e mesmo ligadas ininterruptamente (8 horas por dia) podem durar até 17 anos, com um custo de aproximadamente 50 reais, com potencial considerável de benefícios ambientais em comparação com as lâmpadas fluorescentes.

De acordo com a diretora da unidade, Profa. Dra. Luciana Ap. Ferrarezzi Muzatti, até o final do ano todas as salas de aula da Fatec Taquaritinga serão iluminadas com base nessa tecnologia. É um investimento considerável, mas com benefícios ambientais e sociais que se perpetuarão por muitos anos.

As inovações na busca pela sustentabilidade não param por aí. Novas medidas visando benefícios socioambientais serão adotadas ao longo dos próximos meses, consolidando a instituição como um centro de excelência não somente em ensino, pesquisa e extensão, mas como disseminadora de valores de cidadania, ética e compromisso social.

Fatec Taquaritinga