Quais os objetivos do grupo?

Estudar JavaScript e as tecnologias relacionadas

São muitos os frameworks, plataformas e maneiras distintas de se utilizar JavaScript. Diante deste cenário, um objetivo do NAJaS é estudar as possibilidades de aplicação dessas ferramentas a partir da compreensão do uso adequado de suas diferentes abordagens. Espera-se, como resultado, formar um profissional mais maduro e preparado para o mercado de trabalho.

Praticar desenvolvendo soluções para problemas reais

O estudo acadêmico é essencial para obter conhecimentos profundos em um determinado assunto. No entanto, no que tange programação de sistemas, compreender a dimensão de todo o ciclo de desenvolvimento é primordial. Desta forma, outro objetivo do NAJaS é viabilizar a vivência desta dimensão completa e a respectiva aplicabilidade prática como catalizador das habilidades.

Por que JavaScript?

Está em todo lugar!

JavaScript é maduro e altamente disseminado, sendo aplicado em vários tipos de software, tais como: criação de interatividade em páginas HTML, construção de aplicativos móveis, programação para servidores empresariais de missão crítica, comunicação com diferentes tipos de bancos de dados (relacionais ou não), entre várias outras possibilidades de utilização.

Padronizado e flexível

JavaScript é totalmente padronizado como ECMAScript, uma especificação que está em constante evolução. Ainda que seja padronizado, não há rigidez estrutural, o que coloca JavaScript como multi-paradigma, podendo se utilizar como programação estruturada, funcional, orientada a objetos, orientada a eventos, ou mesmo uma mistura destes paradigmas de programação.

Tendência de crescimento

JavaScript vem crescendo rapidamente, principalmente em função do fato de permitir desenvolver toda a estrutura do software a partir de uma única linguagem. Sua origem foi no frontend, mas se estendeu até o backend, chegando aos aplicativos móveis. Novos projetos fazem uso de toda essa gama tecnológica, fazendo com que a linguagem se torne cada vez mais utilizada.